Marta Aguilar Enviar por E-mail

marta cisne

Em 1987 ingressou na Academia de Bailado do Porto e, ainda criança, já recebia apreciações como a 'lovely sense of performance shown, very expressive', 'Marta showed feeling for dance (...) pleasing softness (...) and a careful presentation (...) with expression', por parte de Examinadores do Quadro International da Imperial Society of Teachers of Dancing.

Entre 1994/95, no Ballet Teatro Escola Profissional teve contacto com outros estilos, nomeadamente Contemporâneo, e, em 1997, decidiu focar-se na área da Dança Jazz, na Escola de Bailado Fátima Valle da Veiga e no Estúdio de Dança Margarida Valle. Paralelamente, em 1999 iniciou prática de Danças Africanas, Latinas e Americanas no Espassolatino Academia de Artes (actual EDSAE) e veio a dedicar-se à Salsa e ao Tango Argentino. Em 2003 iniciou formação intensiva em Danças Orientais, que continuou a enriquecer com estudos aprofundados em Danças Rituais, Pagãs, Tradicionais e Folclóricas, de países e civilizações onde esta dança teve reminiscências ou aonde permanece viva.

Em 2006 concluiu o curso de Arteterapia e em 2007 licenciou-se em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2008 iniciou mestrado com o projecto ' A prática de dança e o bem-estar', recebeu o certificado de Competências Pedagógicas de Formador e a sua fotografia a dançar 'Flutuações da Alma', por Ana Gomes foi premiada e publicada. Em 2009 Marta levou a concurso um projecto de ensino cultural e de formação profissional em dança que mereceu o reconhecimento e o apoio da União Europeia, pelo que desde então dirige a Academia de Dança de Gaia, onde também é professora e directora artística.

Ao longo dos anos complementou os seus estudos e estendeu as suas capacidades artísticas com professores e coreógrafos conceituados no panorama nacional e internacional, foi membro de grupos de exibição de dança e integrou o elenco de vários espectáculos, mas desde 2003 que coreografa, lecciona e se apresenta sobretudo de modo independente. Na última década tem-se dedicado a coreografar poemas e músicas da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, num estilo idiossincrático onde funde técnicas de diferentes danças com uma interpretação lírica singular. Tem-se destacado como intérprete a solo e tem desenvolvido vários projectos em conjunto com colegas de outras áreas artísticas. Recentemente a sua fotografia 'Le Ballet des Coeurs', por Francisco Amaral foi eleita 'editors choice in performing arts'.

Marta Aguilar é membro do Conseil International de la Danse, Unesco e certifica os seus alunos pela mesma entidade.

Na Academia de Dança de Gaia é professora de Dança do Ventre, de Jazz Kids, de Sensual Jazz, de Lyrical Jazz e de Barra no Chão. Em aulas particulares ensina também Salsa, Tango Argentino, Valsa e Kizomba.