Joana Amaral

Joana estudou no Conservatório de Dança do Vale do Sousa tendo completado o Curso Livre de Dança (Ballet Clássico, Modern Jazz e Dança Contemporânea) e os níveis avançados pela Royal Academy of Dance, sob a orientação de Bianca Tavares.

Entre 2010 e 2014 fez cursos de graus vocacionais da Royal Academy of Dance ministrados por Gillian Anthony. Ao longo dos anos fez masterclasses de Dança e de Técnica Clássica com Solange Melo, Rolando Sarabia, Maria Palmeirim, Bartira Merces, Ilana Oliveira, Joana Quelhas e Alexander Fokin.

Em 2016 começou a leccionar na Escola de Ballet e Dança Annarella Sanchez onde permaneceu até ao final do ano lectivo 2018/19. Esta experiência suscitou-lhe o interesse noutras metologias de ensino de dança clássica, pelo que nos anos de 2017 e 2018 dedicou-se a outras metologias, tendo participado em vários cursos e  formações para Professores de Dança Clássica: Método Vaganova (1º e 2º anos) ministrado por Pedro Carneiro,  Metodologia  da Escola Cubana de Ballet (Níveis I, II e III) por Annarella Sanchez, Raquel  Aguero, Martha Iris, Raquel Aguero e Ramona de Sá,  Dançar na Sala de Aula orientado por Catarina Costa e Silva, Preparação Física por Miguel Martinez e Classical Dance Australia Preparatory Syllabus com Gillian Anthony e Progressing Ballet Tecnique Program com Callie Sant. Em 2019 fez o curso Perfect Form Physiotherapy Dance Teacher & Health Professional Intensive Workshop  Level Two – Pointe Intensive com Lisa Howell.

A acrescentar Joana foi assistente de palco nas Semi-Finais e Final do Geneé Internacional Ballet Competition 2017 e pertenceu à equipa de organização do concurso Dance World Cup Portugal 2018 e 2019.

Na Academia de Dança de Gaia Joana Amaral é Professora de Ballet Clássico e de Progressing Dance Technique.