Cristina Éme

A música e a dança estiveram sempre presentes na sua vida, mas é Bioquímica de formação de base e concluiu Mestrado na área do funcionamento neuromuscular pela Universidade do Porto. Tem trabalhado em laboratório farmacológico de renome internacional, com estudo aprofundado dos neurónios e das suas sinapses e com grande interesse pela compreensão das emoções.

Desde os primeiros passos como vocalista de uma banda, até ao Ballet Clássico e à Dança Contemporânea, sempre balançou entre tubos de ensaio, microfones e sapatilhas de dança, sendo nas artes que a sua alma transborda e que permite que as emoções ganhem ao corpo. Veio também a abraçar o mundo do Yoga e concluiu o curso de instrutora de Yoga e de Yoga para crianças com classificação máxima, cursos creditados pelo Yoga Alliance e pela DGERT.

Se com o ritmo, a música, a representação e a dança, a sua alma transborda e move-se ao sabor das emoções, no Yoga encontra paz interior e equilíbrio.

A Academia de Dança de Gaia foi a sua escola de formação artística principal e é a sua segunda casa, desde 2014. Aqui aprendeu vários estilos de dança, como Ballet e Tango Argentino e aprofundou o seu conhecimento teórico e prático de Danças Orientais e de Contemporâneo. Sob a orientação de Marta Aguilar, participou em vários projectos e o seu primeiro contributo como Professora e Coreógrafa foi no espectáculo Transcendance (2019). Ainda nesse ano, foi convidada a participar nos cursos multidisciplinares e a integrar a equipa de Professores de Teatro Musical, nas disciplinas de Teatro e de Canto.

Na Academia de Dança de Gaia é Professora de Introdução à Dança, Teatro e Canto, Teatro Musical e Yoga Dance e é responsável pela edição de imagem em vídeos-dança e em curtas e longas-metragens ligadas à Dança e ao Teatro Musical.