Lívia Mendes

Lívia Mendes iniciou os seus estudos no Ballet Clássico aos 8 anos de idade, embasado pelo método Inglês (Royal Academy of Dance), mas também com influência do Método Russo (Vaganova). A partir daí, começou a praticar também Jazz e Sapateado.

Dançando por amor, a paixão acabou por se tornar profissão.
Muito embora num momento mais inicial do seu percurso no ensino em dança se voltasse mais para crianças e jovens, foi progressivamente interessando-se pelo público de alto rendimento, mas também pelo público adulto e sénior, contando já com vasta e diversificada experiência.

É licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada em Fisiologia do Exercício e também em Treinamento de Força e realizou mestrado em Atividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Sempre teve um grande interesse sobre o funcionamento do corpo durante o movimento e a beleza com que os movimentos surgem no nascimento da arte e da técnica de Dança, aliando o fundamento científico, à saúde e ao prazer de dançar. Neste contexto, veio a aprofundar as suas pesquisas, justamente nessas temáticas. Publicou artigos em revistas científicas, como “Análise da composição corporal de praticantes de Ballet clássico de nível avançado” na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva e “Comparison of different flexibility training methods and specific warm-up on repetition maximum volume in lower limb exercises with female jazz dancers” no Journal of Human Sport and Exercise. Está atualmente a fazer o curso de doutoramento na Universidade do Porto.